terça-feira, 24 de abril de 2012
Homenagem a Nelito
Este texto foi lido (lido é modo de dizer, porque na verdade eu falei de improviso e li algumas partes) no dia da festa de aniversário de meu pai, ele completou 80 anos dia 20/04/2012 a festa foi dia 21/04/2012, a pedidos de meus irmãos eu fiz este texto, fui imaginando durante a viagem e chegando a Poções pedi uma caneta e papel se não esquecia tudo. Foram aproximadamente 7 minutos de fala, mas emocionante e divertido.
Inspirado no filme “Sociedade dos poetas mortos”, neste filme tem um professor de Literatura que procurava inspirar seus jovens alunos a simplesmente viver a vida. Ele procurava passar esta inspiração, usando uma expressão latina “Carpe diem”, ou seja, “aproveite o dia”. Pois bem o paralelo ou a ligação que faço deste filme com minha vida e este momento é que meu pai, Seu Nelito me ensinou muito mais do que aproveitar o dia, aproveitar a vida, ele me ensinou a respeitar a vida.
Tem uma cena clássica no filme, o professor Mr. Keating gostava que seus alunos dirigissem a ele de um modo bem peculiar. Pois bem, imitando um pouco o filme:
“Oh capitão, meu capitão!” (eu subi em uma mesa como na cena do filme)...
Sim, Seu Nelito o senhor é o nosso capitão, o condutor mestre do clã “Gusmão de Sá”, o homem que por mais de 45 anos ajusta as velas da embarcação de nossas vidas sempre a nos direcionar ao cais seguro. Então, se orgulhe velhinho, pois brincando já são oito décadas de vida bem vividas, e destes 80 anos foram quase 50 dedicados a esta Grande Família, não a família Silva do seriado de TV, mas a família “Gusmão de Sá” e suas ramificações presentes e futuras: “Sá Fernandes” de Bebeta; “Toneta Sá” meus filhos Matheus, Giulia e Bruna, “Sá dos Santos” de André Luis e porque não citar os “Monteiro Ribeiro”, Diego e Alan, que se não tem Sá no nome, tem na essência dos seus ensinamentos. Não posso deixar de lembrar “Nel”, que estas quase cinco décadas dedicadas a nos criar, ensinar e nos conduzir, o senhor teve a participação mais que especial e sempre presente do grande amor de sua vida, a nossa mãe: D. Hilce.
Acabou ainda não, segure um pouco mais a emoção, pois preciso fazer uma correção histórica, que com toda certeza não irá sair nos jornais do resto do mundo, nem no Estadão, ou na Folha de São Paulo, O Globo, nem mesmo no jornal A Tarde ou periódico de Boa Nova, mas estará em meu blog e no meu facebook. A verdade é a seguinte Nelito, Barack Obama errou quando disse que Lula era o cara, na verdade Nel você sim é “o cara”.
Digo sem medo nenhum de estar errado, que a frase correta, dita com sotaque baiano tem que ser:
“Nelito, you are the man. I Love you!”
“Oh capitão, meu capitão!”
Espero que siga por mais quantas décadas puder, cinco ou oito, ajustando as velas de nossas vidas, das nossas embarcações como sempre fez e com a certeza de que todos nós aqui presente o amamos muito.
Deus nos abençoe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário